Usar uma máscara pode te proteger do novo coronavírus?

Uma pergunta que muitas pessoas estão se perguntando atualmente é se o uso de máscaras faciais pode ajudar a te proteger contra o novo coronavírus. Até donos de animais de estimação estão começando a ficar preocupados e a questionar essa mesma pergunta.

“Se for uma máscara cirúrgica regular, a resposta é NÃO”, explicou o Dr. William Schaffner, especialista em doenças infecciosas da Universidade Vanderbilt, no Tennessee.

Entretanto, o novo coronavírus, também chamado de 2019-nCoV, pode ser evitado usando uma máscara especializada, conhecida como “Respirador N95”. Ele é mais grosso que uma máscara cirúrgica normal, mas William não o recomenda para ser usado em público, pelo menos por enquanto não.

O motivo é simples, é um desafio colossal, colocar e usar esse tipo de proteção por longos períodos de tempo.

“Quando você coloca a máscara, o trabalho de respirar, já que o ar está passando por um material muito espesso, é mais difícil. Você precisa trabalhar para inspirar e expirar. É um pouco claustrofóbico. Pode ficar úmido e quente. lá “, disse o especialista.

Leia Também: Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus: ‘Perguntas mais frequentes’

“Eu sei que posso usá-lo quando preciso por cerca de meia hora”, acrescentou. “Mas depois desse tempo eu tenho que sair da sala de quarentena, tirá-lo e respirar ar puro por um tempo, até que eu possa voltar de novo.”

Apesar do respirador poder ser adquirido, o médico não recomenda se você estiver em um país que ainda não teve, ou tem poucos casos.

Máscaras cirúrgicas

As máscaras cirúrgicas[aquelas mais finas] que sempre vemos pessoas usando na internet, é destinada aos cirurgiões, porque impedem os patógenos do nariz e da boca do médico de entrarem no ambiente cirúrgico.

Entretanto, mesmo que em alguns países asiáticos, como o Japão e a China, não ser algo tão incomum, esse tipo de proteção não ajuda muito quando o assunto é vírus.

“Eles não são projetados para impedir a entrada de partículas virais e também não são tão bem ajustados ao redor do nariz e das bochechas como um respirador N95”, disse William.

Apesar disso, o especialista comentou que as máscaras até conseguem ter algum efeito de proteção, mas não é muito.

“Algumas pessoas usam máscaras cirúrgicas porque estão doentes de resfriado ou alguma gripe e não querem que outras pessoas fiquem doentes também. Mas se você estiver doente, é melhor não ir para áreas públicas. É hora de ficar em casa”, disse o médico.

Uma das maneiras de se evitar o coronavírus caso você esteja em um país que ainda não foi afetado, é simplesmente adiar qualquer viagem à China, país onde o vírus começou e infectou mais de 11.000 pessoas.

“Quanto aos donos de animais que colocam máscaras nos seus cães, não há evidências de que eles possam protegê-los do coronavírus, então você não precisa fazer isso”, disse William.

Leia Também: China constrói hospital em apenas 10 dias para combater novo vírus coronavírus


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Russo burla companhia aérea e embarca com gato gordinho que estava acima do peso: ‘Ele foi pego’
Pastor Alemão viaja de moto com seus pais: ‘Nós criamos um porta-cães na garupa’
As incríveis ‘bolhas’ transparentes dentro de selva da Tailândia onde você pode dormir
Coruja é resgatada porque estava gordinha demais para voar