Boas notícias a vista! O governo russo anunciou que irá conceder o registro para a primeira vacina contra a Covid-19 no dia 12 de agosto. A afirmação partiu do vice-ministro da Saúde do país, Oleg Gridnev.
De acordo com ele, médicos e idosos terão prioridade na imunização.
Há alguns dias, Mikhail Murashko, o ministro da Saúde da Rússia, disse que o programa do governo de vacinação em massa está previsto para começar em outubro. Entretanto, especialistas de outros países vem questionando a velocidade dos ensaios clínicos e a falta de transparência para divulgar os resultados.
O Instituto Gamaleya e o Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia estão trabalhando em uma vacina baseada em adenovírus contra a Covid-19.
Leia também: Fotógrafo registra o momento exato da explosão em Beirute durante ensaio de casamento
“O registro da vacina desenvolvida no Gamaleya Center ocorrerá em 12 de agosto. Agora, o último estágio, o terceiro, está em andamento. Esta parte do teste é extremamente importante. Temos que entender que a vacina em si deve ser segura”, disse Gridnev a jornalistas nesta sexta-feira (7).
Para a aprovação de uma vacina, são necessárias três fases. A última é a mais decisiva, pois é quando se produzem as evidências reais sobre o seu uso contínuo. Com essa constatação, feito em um número maior de participantes, ela pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização em massa.
Até o momento, 164 vacinas estão em diferentes fases de estudo e ao menos nove países já testam vacinas em humanos, conforme relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Desse total, apenas cinco delas estão na Fase 3, como o governo russo afirma que a sua vacina está.
Outra vacina, desenvolvida pela Universidade de Oxford (Reino Unido) e pela farmacêutica AstraZeneca mostrou-se capaz de induzir a resposta imune tanto por anticorpos como por células T (células do sistema imune capazes de identificar e destruir outras células infectadas) nas fases iniciais. Ela está sendo testada com voluntários, inclusive no Brasil.
Leia também: Cachorra que seria sacrificada após ser atacada com ácido é adotada no Canadá
Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Siga-me no Instagram clicando aqui.
Compartilhe o post com seus amigos! 😉