Planeta recém-descoberto pode conter água

Com uma massa 1,3 vezes maior do que a da Terra, o planeta “Próxima c”, descoberto há pouco, é provavelmente uma superterra e possui temperatura adequada para água.

O “Próxima c” orbita a estrela chamada Próxima Centauri, que fica a “apenas” 4,2 anos-luz da Terra. Todas essas estrelas estão dentro da constelação de Centauro, que não pode ser vista a olho nu.

Os pesquisadores estimam que ele complete uma órbita de Próxima Centauri a cada 5,2 anos terrestres e gire em torno de sua estrela a cada 11,2 dias.

Leia também:

Este planeta está além da chamada “linha de neve” do sistema, o que sugere que qualquer água no planeta estaria congelada. As superterras normalmente se formam perto desta linha, não além.

A missão Gaia, da Agência Espacial Europeia, está criando uma missão 3D da Via Láctea, que pode ajudar a fornecer mais respostas sobre Próxima Centauri no futuro. Segundo cientistas da Agência, Próxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol, e o estudo da superterra “Próxima c” tornaria o sistema multiplanetário mais próximo de nós.

Telescópio espacial Cheops – Agência Espacial Europeia

Leia também:


Gostou da matéria? Compartilhe. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Fonte: Olhar Digital

Russo burla companhia aérea e embarca com gato gordinho que estava acima do peso: ‘Ele foi pego’
Pastor Alemão viaja de moto com seus pais: ‘Nós criamos um porta-cães na garupa’
As incríveis ‘bolhas’ transparentes dentro de selva da Tailândia onde você pode dormir
Coruja é resgatada porque estava gordinha demais para voar