Pela 1ª vez, pesquisadores descobrem o verdadeiro (e assustador) tamanho do megalodonte

Um estudo da Universidade de Bristol e da Universidade de Swansea, no Reino Unido, revelou pela primeira vez quais são as verdadeiras dimensões do megalodonte, espécie que ficou conhecida como um ‘mega tubarão pré-histórico’ que ganhou contornos exagerados por Hollywood e sua indústria cinematográfica.

De acordo com o estudo, o megalodonte (Otodus megalodon), que viveu entre 23 milhões e 3 milhões de anos atrás, media 16 metros de comprimento, em média. A pesquisa também conecta o grande-tubarão-branco como um descendente distante do megalodonte.

Leia também: Criança de 3 anos salva amigo de afogamento em piscina de sítio; policiais o homenageiam

Os cientistas concluíram que esses gigantescos animais tinha uma cabeça de 4,65 metros de comprimento (equivalente a 100% do tamanho de um tubarão-tigre adulto). Utilizando métodos matemáticos e comparações entre fósseis e seis espécies de parentes ainda vivos, os pesquisadores descobriram que a nadadeira dorsal do megalodonte chegava a 1,62 metro e o rabo tinha comprimento de 3,85 metros.

Em outras palavras, um ser humano adulto médio poderia ficar em pé nas costas do mega tubarão e ter aproximadamente a mesma altura da sua nadadeira dorsal.

“Sempre fui louco por tubarões. Na graduação, trabalhei e mergulhei com grandes-tubarões-brancos na África do Sul, protegido por uma gaiola de aço, é claro”, disse Jack Cooper, especialista em paleobiologia da Universidade de Bristol, de acordo com o “Guardian”.

“É essa sensação de perigo, mas também o fato de os tubarões serem animais tão bonitos e bem adaptados, que os torna tão atraentes para estudar. O megalodonte foi na verdade o mesmo animal que me inspirou a seguir a paleontologia com apenas 6 anos de idade”, acrescentou ele, classificando a pesquisa como um “projeto dos sonhos”. O estudo foi publicado na revista “Scientific Reports”.

Leia também: A galera pede e esse artista transforma fotos aparentemente comuns em montagens sensacionais

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Você pode me seguir clicando aqui! 😉

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado