Panteras Negras deixam de ser consideradas ameaçadas de extinção no Sri Lanka

Já faz um bom tempo desde a última vez em que panteras negras foram encontradas em Sri Lanka, sendo que a última vista estava morta em uma armadilha. Entretanto. No entanto, o Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Sri Lanka (DWC) acaba de anunciar que avistou panteras negras nas florestas do Pico de Adam, uma incrível descoberta que fez com que elas não sejam mais consideradas extintas no país.

Embora sua aparência impressionante possa fazer a pantera negra parecer uma espécie única, elas são na verdade apenas uma variação de cor de vários felinos grandes, como leopardos e onças-pintadas.

Eles são conhecidos como melanísticos, o que significa que há uma mutação genética em seus corpos que lhes confere níveis incomumente altos de pigmento melanina, tornando seu pelo preto com manchas sutis. O melanismo é essencialmente o oposto do albinismo, que causa uma coloração muito pálida devido à falta de pigmento.

Após notificações de locais, o DWC montou várias armadilhas fotográficas para tentar capturar imagens desses raros animais. Eles não ficaram desapontados; as câmeras capturam fotos de quatro animais diferentes – uma fêmea, um macho e dois filhotes. A filmagem foi originalmente gravada em outubro do ano passado, mas o departamento queria confirmar as descobertas antes de fazer um anúncio oficial.

“A razão pela qual esses animais são negros é principalmente uma adaptação para fins de caça e proteção de sua espécie, uma vez que vagam principalmente em lugares frios e escuros”, disse um pesquisador, notando a importância de conservar essas espécies. “Solicitamos ao público em geral que se apresente para proteger esses animais, pois eles são um presente importante dado pela mãe natureza.”

Leia Também: Cientistas descobrem genes nas salamandras que podem ser a chave para a regeneração de membros perdidos


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Russo burla companhia aérea e embarca com gato gordinho que estava acima do peso: ‘Ele foi pego’
Pastor Alemão viaja de moto com seus pais: ‘Nós criamos um porta-cães na garupa’
As incríveis ‘bolhas’ transparentes dentro de selva da Tailândia onde você pode dormir
Coruja é resgatada porque estava gordinha demais para voar