Leopardo asiático raríssimo dado como extinto é visto na natureza após 37 anos

Em 2013, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) declarou os leopardos nebulosos de formosa, imponentes felinos endêmicos de Taiwan, uma espécie oficialmente extinta da natureza.

No entanto, cinco anos depois, diversos relatos de cidadãos e turistas da região acenderam uma chama de esperança de que a espécie ainda está presente na ilha, escondida entre as montanhas.

Leia também: Filhote cuida de sua irmãzinha surda e cega como se fosse seu cão-guia: ‘Sempre juntos’

Segundo o portal Taiwan News, biólogos taiwaneses se recusaram a colocar os leopardos nebulosos de formosa na lista de animais extintos do país devido aos avistamentos.

De 2018 pra cá, diversas pessoas afirmaram ter visto o felino. Em um dos relatos, um espécime estava caçando cabras em um penhasco de Daren Township, no condado de Taitung e em outro, ele foi avistado perto de uma moto e fugiu, escondendo-se no alto de uma árvore.

Um grupo especial de patrulheiros foi montado em junho do ano passado para tentar monitorar o animal.

Kao Cheng-chi, presidente da Associação de Desenvolvimento da Faculdade Comunitária da Austrália e chefe da tribo Paiwan, disse que esta é uma tarefa difícil, pois os leopardos são muito furtivos, o que dificulta seu rastreio.

O governo de Taiwan reconhece como última aparição da espécie uma fotografia de 1983. Caso uma prova consiga ser coletada pelo grupo de patrulheiros, será a primeira foto do leopardo nebuloso de formosa em quase quatro décadas!

“Seria um grande evento remover o leopardo nebuloso da lista de espécies extintas”, disse Chao Ren-fang, professor do Instituto de Biologia da Universidade I-Shou.

Ele lembra que esses felinos viraram um símbolo da conservação em Taiwan, além de serem considerados um espírito sagrado para a tribo Paiwan desde meados do século 13.

Leia também: Em vídeo bizarro, boxeador ensina homens a agredirem suas mulheres durante a quarentena

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Siga-me no Instagram clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado