Fotógrafo registra rotação da Terra em relação à Via Láctea

O astrofotógrafo Aryeh Nirenberg usou um rastreador de telescópio para capturar a cada 12 segundos imagens que mostram a rotação da Terra em relação à Via Láctea. O registro foi feito durante três horas com um suporte de montagem equatorial e, após, transformado em uma timelapse da Via Láctea.

A imagem foi feita com uma câmera Sony A7SII com lente Canon 24-70mm f/2.8, usando exposições de 1100 10” e ISO 16000.

Assista ao vídeo:

Curiosamente, o vídeo foi publicado originalmente no YouTube e também no Instagram do astrofotógrafo em outubro de 2017, mas só recentemente acabou se tornando viral. A especulação é que muitos terraplanistas estejam rebatendo a gravação.

Os terraplanistas chamaram o vídeo de montagem, o que não é tecnicamente errado. É que não é exatamente um vídeo, mas sim uma série de imagens estáticas combinadas para dar a sensação de movimento em vídeo, ou seja, uma montagem.

Leia também:

Apesar dos argumentos de terraplanistas e demais leigos, as imagens em si são totalmente reais. Niremberg explica aos apedeutas que para montar a sequência basta conseguir um suporte de montagem equatorial, configurar direitinho, tirar algumas fotos em um intervalo de tempo fixo (pode ser a cada segundo, a cada 30 segundos) e visualizá-las depois em sequência. O resultado será bastante parecido.  “Para quem tem conhecimento, é uma técnica relativamente simples”, conclui o astrofotógrafo.

O vídeo abaixo, que tem a mesma técnica, foi gravado em outra localização em agosto de 2016 e publicado no YouTube em fevereiro de 2017. O astrofotógrafo responsável nesse caso é Eric Brummel. Ele relata que usou o mesmo sistema, com um suporte de montagem equatorial para manter a câmera fixa em um único ponto do céu e, assim, mostrar a rotação do nosso planeta, para tristeza dos terraplanistas.

Assista ao vídeo:


Gostou da matéria? Compartilhe. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Russo burla companhia aérea e embarca com gato gordinho que estava acima do peso: ‘Ele foi pego’
Pastor Alemão viaja de moto com seus pais: ‘Nós criamos um porta-cães na garupa’
As incríveis ‘bolhas’ transparentes dentro de selva da Tailândia onde você pode dormir
Coruja é resgatada porque estava gordinha demais para voar