Estudo conclui que o ser humano vai desaparecer da Terra antes mesmo das florestas

De acordo com dois especialistas em crescimento populacional, a humanidade desaparecerá do Planeta Terra antes das florestas. “Do ponto de vista estatístico, a probabilidade de nossa civilização sobreviver a si mesma é inferior a 10%, no cenário mais otimista.”

Quem diz isso é Gerardo Aqui, do Instituto Alan Turing, no Reino Unido, e Mauro Bologna, da Universidade de Tarapacá, do Chile, dois cientistas envolvidos em um estudo publicado pela revista Nature Scientific Reports. Eles acreditam que se as taxas de crescimento populacional e o consumo de recursos se mantiverem nos atuais patamares, nos restaria apenas algumas décadas antes de um colapso da civilização.

Leia também: Esposo apaixonado envia flores todos os dias à mulher internada com coronavírus no hospital

O cenário distópico não virá quando a última árvore cair. Engano: ele deve acontecer bem antes.

Com a produção de oxigênio no nosso planeta decrescendo à medida que os solos e plantações são prejudicadas e o ciclo da água interrompido, simplesmente não será possível sustentar a civilização.

Os cientistas observam também que “a extinção de espécies de animais levará outros animais à extinção até que não reste mais nada”.

Para embasar o estudo, Gerard e Mauro pegam como base os atuais níveis de consumo da humanidade. Em uma conta que soma aspectos populacionais cada vez maiores ao uso de matérias primas retiradas da natureza em igual proporção, o resultado é assustador.

Se não fizermos nada para mudar isso, resta à humanidade apenas aceitar a máxima de Thomas Hobbes séculos atrás, que dizia que o ser humano é o próprio lobo dele mesmo.

“Um nível de tecnologia mais avançado leva ao aumento da população e ao maior consumo florestal, mas também ao emprego mais eficaz de energia. Se fôssemos mais avançados, poderíamos desenvolver soluções técnicas para evitar o colapso ecológico do nosso planeta ou mesmo reconstruir a civilização no espaço extraterrestre”, sugerem.

Leia também: Cientistas detectam uma das maiores tempestades solares a atingirem a Terra

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Você pode me seguir clicando aqui! 😉

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado