Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens

Um cachorro pode ser o melhor amigo de um ser humano, mas os gatos também não estão longe disso.

Adoradas desde os tempos do antigo Egito, essas adoráveis ​​criaturas peludas conhecem caminhos para o coração das pessoas. Portanto, provavelmente não será nenhuma surpresa que, mesmo muito antes da era da internet e do YouTube, os vídeos de gatos já eram populares.

Em 1894, o inventor Thomas Edison filmou dois gatinhos “brigando” dentro de um ringue, e isso só prova o fato de que os humanos há muito tempo são obcecados por conteúdo fofo de gatos (muito antes de ser viral!).

No entanto, uma coisa que separa os cães dos gatos é como eles se tornaram domesticados. Uma pesquisa recente de genes de gatos sugere que os felinos podem ter realmente nos domesticado, e não o contrário. De acordo com os cientistas, os ancestrais dos gatos domésticos se espalharam do sudoeste da Ásia para a Europa por volta de 4.400 a.C. Os gatos começaram a perambular pelas comunidades agrícolas do Crescente Fértil há cerca de 8.000 anos, onde formaram uma relação mutuamente benéfica com os humanos.

Surpreendentemente, o mesmo estudo revela que os gatos selvagens e domésticos quase não mostraram grandes diferenças em sua genética, com uma das características que os diferenciam sendo suas marcas de pelo malhado. Especula-se que a marcação começou a aparecer em gatos domesticados na Idade Média, e o gene para esse tipo de pelagem remonta ao Império Otomano. Foi apenas no século 18 que as raças de pelagem malhada se espalharam para serem totalmente associadas aos gatos domésticos. No entanto, a criação de novas raças de gatos veio ainda mais tarde – no século XIX.

“Acho que não havia necessidade de submeter os gatos a tal processo de seleção, já que não era necessário mudá-los”, disse Eva-Maria Geigl, uma geneticista evolucionista, à National Geographic alguns anos atrás.

“Eles eram perfeitos do jeito que eram.” Recentemente, uma página do Facebook chamada OMG Meow compartilhou uma lista abrangente das raças de gatos mais populares que todo amante de gatos respeitável deveria conhecer. Confira abaixo 15 delas!

#1 Gato siberiano

Com pelagem abundante e olhar penetrante, o gato Siberiano tornou-se uma das raças de gatos mais populares e apreciadas do mundo. Seu temperamento equilibrado e características físicas, o tornaram um dos companheiros ideais para todo o tipo de pessoas.

#2 Ragdoll

Apesar de ser um felino de grande porte, o gato ragdoll é extremamente dócil. Tão tranquilo que chega a se largar no colo de seus humanos favoritos. Daí vem o nome do bichano: ragdoll, que em inglês significa “boneca de pano”.

#3 Norueguês da Floresta

“O gato norueguês da floresta é uma raça de gato doméstico originário do norte da Europa. Esta raça natural é adaptada a um clima muito frio, com uma pelagem superior de pelos longos e brilhantes e um subpelo lanoso para isolamento.”

#4 Gato-de-bengala

O Bengal realmente lembra um gato selvagem em aparência. Ele é um gato grande e musculoso, apesar da estrutura óssea ser surpreendentemente leve para o seu tamanho. Quando você o vê, tudo em sua aparência parece grande, massivo e robusto. A única coisa que é moderada é o tamanho médio da perna.

#5 Bombaim

Um gato ativo, curioso, o Bombaim ama observar o mundo ao seu redor e pode ser tão carinhoso que ela exige tempo do seu dono.

O Bombaim é um gato de porte médio. Quando você o pega, ele passa a sensação de ser consideravelmente mais pesado do que parece.

#6 Azul russo

Pouco se sabe sobre a verdadeira origem do Russian Blue, mas acredita-se que sua primeira linhagem tenha surgido no porto russo de Arcanjo, logo abaixo do Círculo Polar Ártico.

Supostamente trazido à Europa Ocidental por marinheiros, o Russian Blue atraiu interesse no Reino Unido no final do século 18, então, os criadores britânicos iniciaram o processo de seleção da raça.

Leia também: 15 pessoas que venceram as drogas e compartilharam suas conquistas online

#7 Himalaio

Um gato amável, o Himalaio pode ser uma companhia tranquila ou um parceiro de brincadeiras energético. Essa raça geralmente é amigável com todo mundo.

No geral, o Himalaio é um gato de porte médio apesar de ser massivo e ter estrutura óssea forte. Com seus tufos de pelos, o Himalaio pode aparentar ser bem grande.

#8 British Longhair

“O British Longhair é uma raça de gato doméstico de tamanho médio e semi-longo, originário da Grã-Bretanha.”

#9 Maine Coon

Com um comprimento que pode chegar aos 100 centímetros, a raça Maine Coon é uma das maiores raças de gatos domésticos. Ele é considerado a raça americana de pelo longo mais antiga de todas.

Sua origem é desconhecida, mas a suspeita é que ele seja um cruzamento de gatos europeus de pelo longo com gatos americanos de pelo curto. O gato gigante Maine Coon é conhecido no mundo como “gigante gentil”. Além disso, ele é muito lembrado por sua habilidade em caçar. No Brasil, só há registro desses gatos nas últimas duas décadas.

#10 Gato somaliano

O Somali é um gato de porte médio com corpo comprido e musculosos harmoniosamente desenvolvidos.

O Somali tem um visual moderado em todos os aspectos com partes planas macias em sua cabeça. Ele possui uma pequena ranhura em sua cabeça triangular. Suas orelhas levemente inclinadas para frente lhe dá um ar de alerta e vigilância como se ele estivesse prestando atenção a tudo. Os olhos, que parecem grande no rosto, mostram um ar de alerta e inteligência inerente à raça.

#11 Angorá

O gato angorá é uma raça de gato doméstico. É uma das raças mais antigas e naturais, tendo surgido na região de Ancara, na Turquia. A raça tem sido documentada desde o início do século XVII e acredita-se ser a origem das mutações, tanto para a coloração branca e pelos longos.

#12 Siamês

Os gatos siameses são considerados gatos muito sociáveis e leais. Eles adoram brincar, são muito apegados aos humanos e procuram fazer parte das atividades diárias deles. Siameses adoram adultos, crianças – e conseguem acompanhar bem o ritmo delas, principalmente quando filhotes – e se dão bem com outros animais também. Eles gostam muito de atenção e por isso estão constantemente miando e pedindo por afagos. Os seus olhos de cor azul-safira são muito característicos da raça.

#13 Sagrado da Birmânia

Um gato grande e comprido, o Birmanês é territorialista porém não é agressivo e chama a atenção com suas marcações incomuns.

O Birmanês é um gato comprido podendo ficar bem grande. Os machos geralmente são maiores do que as fêmeas. Eles são gatos de estrutura óssea forte podendo de alguma forma parecer robusto em todas as suas caraterísticas.

#14 Mau egípcio

Um gato ativo e muito forte, o Mau Egípcio precisa de oportunidade para se exercitar, porém possui temperamento bem equilibrado.

O Mau Egípcio é um gato comprido apesar que tende ser médio em tamanho, sendo os machos maiores que as fêmeas. O Mau é extremamente musculoso e forte.

#15 Gato de pelo curto inglês

Gato de pelo curto inglês é uma raça de gatos de origem britânica. É mais conhecida por sua pelagem cinza e olhos amarelos vibrantes. É provavelmente a mais antiga raça de gato, e uma das mais populares.

Leia também: Menina é encontrada flutuando em boia de unicórnio a meio quilômetro da praia na Grécia

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Você pode me seguir clicando aqui! 😉

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado