Como diferenciar um resfriado comum de um coronavírus (COVID-19)

Se você está no Brasil, então provavelmente vai ser apenas um resfriado, mas ainda é aconselhável cobrir a tosse.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos chamou de “inevitável” a disseminação do novo coronavírus COVID-19 pela América do Norte e provocou uma quantidade considerável de ansiedade pública.

Se acredita que o vírus foi originado em Wuhan, na China, depois de ter conseguido sair de um hospedeiro animal ainda não confirmado para os humanos.

Leia Também: Tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus: ‘Perguntas mais frequentes’

A taxa de mortalidade é de cerca de 2% (com base nas estimativas atuais) e a grande maioria dos as pessoas que contraem o vírus apresentam apenas sintomas leves.

De fato, é bem possível que a taxa de mortalidade da doença seja inflada artificialmente; com tantos casos confirmados com sintomas leves, é provável que muitos casos de COVID-19 passem totalmente despercebidos.

Mesmo se você contrair o corona vírus, é improvável que fique gravemente doente e muito menos que vai morrer, especialmente se estiver saudável.

Entretanto isso levanta uma questão preocupante e difícil de responder: como você sabe se o seu resfriado periódico pode realmente ser o COVID-19? Confira o que separamos:

Quais são os sintomas do COVID-19?

Os principais sintomas do COVID-19 são febre, tosse e falta de ar.

Se eu tiver os sintomas do COVID-19, o que devo fazer?

Se você tem os sintomas do corona vírus, mas não está se sentindo terrivelmente doente, provavelmente está resfriado ou com gripe. Não entre em pânico. Se você não tiver motivos para pensar que esteve em contato próximo com alguém que está infectado com COVID-19, continue como se estivesse resfriado ou com gripe.

É improvável que você tenha o COVID-19 e, se o tiver, é improvável que fique particularmente doente. Dito isto, é mais importante do que nunca que as pessoas doentes que podem se trancar em casa fiquem descansando enquanto não estão se sentindo bem.

“Embora o foco agora esteja no COVID-19, a gripe sazonal continua muito mais comum”, diz Preeti Malani, diretor de saúde e professor de medicina na divisão de doenças infecciosas da Universidade de Michigan. “Em geral, todos nós devemos fazer um esforço para ficar em casa e descansar enquanto estivermos doente. Vírus respiratórios se espalham facilmente. Lave as mãos, cubra a tosse.”

Na hipótese de você ter COVID-19, você deve ficar mais preocupado em impedir a proliferação do vírus em seu corpo do que os sintomas mais graves que, se você for um indivíduo saudável, provavelmente não surgirão.

A lavagem frequente das mãos é considerada a melhor maneira de minimizar a propagação de um vírus como o COVID-19 e também ajudará a impedir que você pegue (e espalhe) resfriados e gripes.

Quando devo falar com um médico sobre o COVID-19?

Você deve sempre procurar atendimento médico se começar a sentir falta de ar, dor no peito severa ou tosse que piora, pois pode precisar de atenção médica, mesmo que não tenha o COVID-19.

Se você viajou para um país de alto risco nas últimas duas semanas ou entrou em contato próximo com alguém agora confirmado com o COVID-19, implemente uma quarentena autoimposta, mesmo se não tiver sintomas.

Se você tiver sintomas de resfriado e tiver viajado para a China, Coréia do Sul, Japão ou Itália nas últimas duas semanas, ligue para seu médico ou hospital e pergunte como proceder.

Você não deve ir ao consultório médico ou à sala de emergência sem ligar com antecedência, pois isso corre o risco de expor pessoas vulneráveis ​​enquanto você se senta na sala de espera e interage com médicos e enfermeiras.

“Os profissionais de saúde podem se comunicar com os departamentos de saúde pública locais para ajudar a decidir se alguém precisa ou não de testes específicos para o COVID-19, além de orientações sobre quarentena e monitoramento”, disse uma especialista.

Leia Também: Usar uma máscara pode te proteger do novo coronavírus?


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Russo burla companhia aérea e embarca com gato gordinho que estava acima do peso: ‘Ele foi pego’
Pastor Alemão viaja de moto com seus pais: ‘Nós criamos um porta-cães na garupa’
As incríveis ‘bolhas’ transparentes dentro de selva da Tailândia onde você pode dormir
Coruja é resgatada porque estava gordinha demais para voar