Cometa Neowise dá show pelo mundo – ele só retorna daqui 7 mil anos à Terra

Descoberto há quatro meses, o cometa Neowise (ou C/2020 F3) tem dado um show pelo mundo à medida que se aproxima da Terra – para depois de afastar de novo, retornando só daqui uns 7 mil anos, de acordo com astrônomos.

A NASA, agência espacial norte-americana, descreveu o cometa como um “iceberg interplanetário” bastante resistente, uma vez que ele tem suportado o aquecimento solar. Após deixar as proximidades da Terra, ele irá iniciar sua jornada para fora do Sistema Solar.

No último domingo (19), vieram as primeiras fotos do Neowise feitas a partir do Brasil, mais precisamente no nordeste. As fotos foram tiradas em Cajazeiras, na Paraíba, e em Caucaia, no Ceará.

Ele ainda está bastante ofuscado pela luminosidade do crepúsculo solar, e por isso, ainda não exibe, por aqui, todo o esplendor com que vem sendo visto no hemisfério norte.

De acordo com Paulo Régis, autor da foto feita no Ceará, atualmente o cometa ainda está muito baixo no horizonte, imerso na faixa amarelada do céu. “Não é visível a olho nu. Mas acredito que, a partir do dia 22, será mais fácil vê-lo, pois fica mais alto no céu à medida que os dias passarem”, comentou.

Já o astrofotógrafo Caio Correia, que fez o take a partir de Cajazeiras na Paraíba, enfatiza que “nem mesmo com o uso de binóculos conseguiu encontrar o cometa”. Mas conseguiu registrá-lo porque sabia em qual posição no céu ele deveria estar.

Ao longo desta semana e da próxima, à medida que se afasta do horizonte, o cometa exibirá todo seu brilho e a beleza de suas caudas, oferecendo uma bela visão a olho nu aos espectadores brasileiros, como tem proporcionado aos cidadãos do hemisfério norte. Confira algumas fotos abaixo:

#1

#2

#3

Leia também: Cientistas da Austrália criam exame que detecta Covid-19 em meros 20 minutos

#4

#5

#6

#7

#8

#9

#10

#11

#12

#13

#14

Leia também: Garis relatam como a profissão os torna invisíveis perante a sociedade

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Siga-me no Instagram clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado