Arqueólogos encontram adaga de cristal de 5 mil anos em tumba megalítica da Espanha

Um grupo de arqueólogos espanhóis descobriu uma adaga de cristal de 5 milênios escondida entre os escombros de uma tumba megalítica em Montelirio, no sudoeste da Espanha.

A cultura megalítica europeia foi uma civilização pré-histórica e pré-literata baseada principalmente na Europa Ocidental e que deixou um legado de grandes monumentos de pedra (ou megalitos) dispersos através do continente.

Leia também: Menina é encontrada flutuando em boia de unicórnio a meio quilômetro da praia na Grécia

A adaga de cristal tem pelo menos cinco mil anos (3.000 a.C.) e escancara a habilidade extraordinária de quem a esculpiu.

Foram cinco anos de escavações até a descoberta, feita pelos pesquisadores da Universidade de Granada, da Universidade de Sevilha e do Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha.

Além do artefato, os arqueólogos encontraram 25 pontas de flechas e lâminas, e os restos de pelo menos 25 indivíduos. De acordo com o estudo, ao menos um homem e várias mulheres morreram por ingestão de veneno; seus restos mortais estavam sentados em formato circular em uma câmara ao lado dos ossos de quem poderia ter sido o líder do grupo.

Ademais, como as pontas de flecha de cristal foram encontradas juntas, os pesquisadores acreditam que poderiam ter sido uma oferenda ritual. Enquanto isso, a adaga foi encontrada sozinha em uma câmara separada, junto com um cabo e uma bainha de marfim.

A adaga mede cerca de 21,5 cm de comprimento, tem formato semelhante a outras adagas da época, a diferença é que aquelas adagas eram feitas de sílex, uma rocha sedimentar silicatada, constituída de quartzo criptocristalino, muito dura e com elevada densidade.

Leia também: Criança de 11 anos morre após receber descarga elétrica de celular carregando no Pará

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Você pode me seguir clicando aqui! 😉

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado