Aprenda a viajar (quase) de graça com esse mochileiro: ‘9 dicas imperdíveis’

Já imaginou que legal seria se você pudesse viajar praticamente sem pagar nada? Bem, esse mochileiro de primeira viagem tem algumas dicas para você.

Antônio é um jovem que nunca teve dinheiro para viajar e, no começo, até chegou a pensar que isso iria impedir ele de seguir seu sonho de conhecer o mundo, mas depois de pesquisar e juntar muita coragem, ele decidiu viajar mesmo sem dinheiro.

View this post on Instagram

Confesso que 1 semana antes de pegar minha primeira carona eu estava suando frio de ansiedade, não conseguia parar de pensar em inúmeras possibilidades de coisas que poderiam dar errado. Grande parte desses pensamentos foi gerado pelos comentários negativos de inúmeras pessoas. Entretanto, quanto mais perto da data de pegar a carona chegava, mais tranquilo eu estava… Não sei o motivo, mas no dia que eu fui para a estrada não tinha um pingo de ansiedade no meu corpo. Meu único medo era como ia conseguir wi-fi para trabalhar. Mesmo estando tranquilo, nem em meus sonhos mais loucos eu ia ter pensado que pegar carona poderia ser algo tão divertido, chegando até a ser um aprendizado, porque você escuta muitas histórias e debate sobre diversos assuntos. Não quer dizer que seja 100% seguro pegar carona, mas não é como se todo mundo que fosse para estrada fosse uma pessoa ruim, muito pelo contrário! Estou pegando caronas desde Porto Alegre e está sendo uma experiência incrível! Já foram muitos aprendizados e histórias, mas o mais importante foi começar a olhar para dentro de mim e refletir enquanto esperava. Colocar um fone no ouvido e sair cantando com minha voz desafinada e dançando mal no meio do nada… sendo exatamente quem eu sou. Nem todas as experiências são perfeitas, mas não me arrependo de nada e estou grato por tudo que já passei até agora. #mochileiros #mochila #mochilas #backpacker #mochilao

A post shared by Antônio Murilo (@antonio_murilo) on

O jovem de Uberlândia-MG, já está a 4 meses na estrada e reservou algumas dicas para passar a quem sonha um dia em fazer o mesmo, confira:

1- O único estilo de viagem que permite você viajar sem dinheiro/com pouco dinheiro é o mochilão.

Basicamente uma viagem em que você se restringe ao básico de roupas e acessórios para que tudo caiba em 1 ou 2 mochilas.

2- Pegue carona! A única forma de viajar sem custos é a carona.

Vá para o começo da rodovia em direção ao seu destino – coloque uma roupa aceitável aos olhos [que não faça a pessoa achar que você é vai assaltá-la] – escreva seu destino final em um papelão (letras grandes), ou um mais perto se o seu final for muito longe – priorize postos e locais com inclinações altas aonde você será mais visto (se os carros estiverem rápidos demais não te verão)

Leia Também: Descubra 8 sensacionais perfis de viagens do Instagram que você precisa conhecer

3- Utilize apps de hospedagem grátis

Aplicativos como Couch Surfing (hospeda você de graça na casa de pessoas que querem te conhecer e trocar ideias) e World Packer/Workaway (Troque trabalho por acomodação[e as vezes comida] como um voluntário de um hostel ou residencia), fazem toda a diferença na sua viagem.

Eu particularmente só utilizo o Couch Surfing e quando não consigo nenhuma acomodação eu peço pessoalmente na porta dos hostel (as vezes não da certo e eu durmo na praia ou algo assim.

4- Saiba usar o Couch Surfing

Apesar de não ser obrigatório pagar para usar (uso limitado), se você não souber usar a probabilidade de não dar certo é grande.

Caso você hospede alguém em sua casa, o app te da em torno de 3 meses de verificação (geralmente se paga 60 dólares vitalícios) grátis. Cada pessoa que você hospede são mais 3 mêses, top né?

Publique sua viagem antecipadamente – em torno de 2 semanas antes avise aos internautas do aplicativo que você irá para a cidade deles com uma “Viagem Pública”, assim, caso o seu perfil esteja ‘bonitinho’, eles mesmo te oferecerão hospedagem (Não esqueça de pedir também).

5- Leve uma cabana

Claramente, uma viagem sem dinheiro não é nada luxuosa as vezes, então esteja preparado(a) para dormir na rua caso nada de certo!

6- Se prepare emocionalmente

Esse tipo de viagem tem vários altos e baixos, então se prepare! Tem horas que você chora por causa das dificuldades que está passando, mas te garanto que se você perseverar e correr atrás sua situação vai melhorar.

7- Viaje mesmo sendo mulher

Não deixe o medo de viajar sozinha te impedir de ir!

Sinceramente, eu concordo que caso esteja com um homem ou outra mulher ao seu lado vai ser melhor, MAS de maneira nenhuma deixa que algo assim te impeça de ir sozinha!

8- Seja sociável e converse ao máximo

A coisa mais importante em uma viagem para mim são as amizades. Sim, não são as paisagens e nem as fotos que tiramos nela, as amizades fazem a sua viagem 1000 vezes melhor, por quê?

Principalmente se você está sozinho, se você não fizer amizades vai se sentir muito mal, sem apoio emocional e ninguém para dividir uma cerveja e umas risadas. Além de que as amizades podem te proporcionar comida, bebida e experiências incríveis (não estou falando de modo interesseiro, mas é um fato: se não falar com ninguém, não espere ser ajudado.

9- Controle seus gastos

O mais importante em uma viagem com quase nenhum dinheiro é se controlar. Eu sei que é bom beber uma cerveja, mas não da pra comprar sempre, então engula a saliva e controle seus impulsos.

Geralmente as pessoas que você fez amizade dividem a bebida ao saber que você não tem ‘money’, então SOCIALIZEM.

As dicas foram essas, gostaram?!

View this post on Instagram

Me deparei com essa frase no primeiro hostel que fiz voluntariado, trocando trabalho por acomodação (4 horas/6 dias). Nunca foi sobre dinheiro, tempo ou relações pessoais… a única coisa coisa que te falta é CORAGEM! Se você sempre "deixar pra depois", provavelmente nunca vai realizar seus sonhos… já vi pessoas com 80 anos morrerem arrependidas e de 40 morrerem realizadas. Não é que seja algo bom morrer cedo, mas você nunca sabe se vai morrer amanhã. Ninguém tem 100% de certeza que vai viver até os 70 ou 90, então porque você está esperando pra começar a ser feliz? CORAGEM! Saia da cama, do trabalho infeliz, de qualquer coisa que esteja te deixando infeliz e faço o que te faz feliz! • EN ESPAÑOL: Encontré esta frase en el primer hostel que trabajé como voluntario, intercambiando trabajo por alojamiento (4 horas / 6 días). Nunca se trató de dinero, tiempo o relaciones personales … ¡lo único que le falta es CORAJE! Si tú siempre "dejar para despues", probablemente nunca harás tus sueños realidad … He visto a personas de 80 años arrepentirse y 40 años cumplidas. No es que sea bueno morir temprano, pero nunca se sabe si vas a morir mañana. Nadie está 100% seguro de que vivirán hasta los 70 o 90 años, entonces, ¿por qué esperas para ser feliz? CORAJE! ¡Sal de la cama, trabajo infeliz, lo que sea que te haga infeliz y haz lo que te hace feliz! VAMOS ARRIBA! • IN ENGLISH: I came across this phrase at the first hostel I volunteered, exchanging work for accommodation (4 hours / 6 days). It was never about money, time or personal relationships … the only thing you lack is COURAGE! If you "leave things for later", you will probably never make your dreams come true … I've seen people aged 80 years old dying with regret and 40 years old dying realized. It's not that it's a good thing to die early, but you never know if you're going to die tomorrow. Nobody is 100% sure they will live to be 70 or 90, so why are you waiting to start being happy? COURAGE! Get out of bed, unhappy work, whatever is making you unhappy and do what makes you happy! #mochileiros #mochila #mochilas #backpacker #mochilao #turismo #travel #happy #viaje #ferias #vacation #vacaciones

A post shared by Antônio Murilo (@antonio_murilo) on

Se tiverem gostado CLIQUE AQUI para seguir quem o mochileiro que as deu no INSTAGRAM.

Leia Também: Bahamas vai ganhar incrível Resort oficial da Disney


Gostou da matéria? Compartilhe este artigo. Isso nos ajuda a espalhar bons conteúdos nas redes sociais. Obrigado!

Nina, a cadela pinscher fofoqueira que olha a vizinhança através de um cano
Novo vírus da gripe com ‘potencial pandêmico’ é encontrado na China
Leão com câncer em estágio terminal se despede de sua cuidadora: ‘É como uma mãe pra ele’
Sem turistas para incomodar, onça se acostuma a ‘desfilar’ por passarela no Pantanal