A Grande Muralha Verde, iniciativa que irá plantar 8 mil km de árvores no continente africano

Você já ouviu falar da Iniciativa para a Grande Muralha Verde do Saara ou Grande Muralha Verde da África? Trata-se de um ambicioso plano para combater os efeitos das mudanças climáticas e a desertificação crescente no continente africano.

O projeto, liderado pela União Africana, visa transformar a vida de milhões de pessoas criando um grande mosaico de paisagens verdes e produtivos cobrindo África do Norte, o Sahel e o Chifre da África.

Com a ajuda do Banco Mundial, a União Europeia e as Nações Unidas, a iniciativa que começou a ser desenvolvida em 2007 pretende plantar uma imensa barreira de árvores na extremidade sul do deserto.

O objetivo final é garantir o desenvolvimento rural e fortalecer a resiliência dos habitantes e os ecossistemas das próximas gerações, uma vez que a população da região vai dobrar em vinte anos.

Estima-se que em 2030, a Grande Muralha Verde se torne a maior estrutura viva do planeta, com 8 mil quilômetros de árvores cruzando o continente.

Essa enorme estrutura verde irá absorver 250 milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera – o equivalente a todos os carros da Califórnia por 3 anos e meio.

“Já se passou uma década e estamos com aproximadamente 15% em andamento, a iniciativa já está devolvendo vidas a paisagens degradadas na África em uma escala sem precedentes, fornecendo segurança alimentar, empregos e uma razão para ficar no país”, afirma a organização no site oficial da iniciativa.

Leia também: Mãe assume a guarda de duas crianças após descobrir troca de bebês na maternidade

Planeja-se que a Grande Muralha Verde restaure terras transformadas em deserto e habitats naturais, além de alterar a realidade direta dos países africanos que cruzará, fornecendo alimentos para as populações locais.

A iniciativa também mediará indiretamente conflitos histórico e controlar processos migratórios nas regiões. Quando concluída, a Grande Muralha Verde terá três vezes o tamanho da Grande Barreira de Corais, o maior recife de coral do mundo, localizado na Austrália.

Leia também: Idosa de 99 anos costura e doa 1000 vestidos para meninas carentes

Matéria escrita por Gabriel Pietro em exclusividade para o Solitary Δ.. Siga-me no Instagram clicando aqui.

Compartilhe o post com seus amigos! 😉

Essas são as 15 raças de gatos mais populares e suas respectivas origens
Fotógrafo captura como são os olhos de alguns dos animais mais distintos da Terra (25 fotos)
Internautas criam grupo para compartilhar as melhores fotos de doguinhos que encontram na rua
Cachorrinho de rua deita em varanda de família para descansar e acaba sendo resgatado