7 fotos surpreendentes do deserto de sossusvlei, o deserto mais antigo do mundo

Marcado por um espetáculo de cores e com dunas incrivelmente altas, o chamado Sossusvlei, Nacional Namib-Naukluft, oeste da Namíbia, na África, é um grande deserto composto por muito sal e argila. O mais antigo do mundo, possui 55 milhões de anos. Na antiguidade foi um lago que secou, formando o então deserto arenoso.

Dunas coloridas

Leia também: Ana Hickmann comemora cura de câncer do marido

Com cores chamativas, as areias misturam tons de rosa, vermelho e laranja, indicando processos de oxidação e grande acúmulo de ferro.  O que define a idade de uma duna é sua cor avermelhada, quanto mais forte, mais velha ela é.

Oryx

Um dos animais marcantes do Sossusvlei é o Oryx. O mamífero nativo da África e da Arábia possui alta resistência a altas temperaturas, é extremamente forte e pode viver até 15 anos.

Entre as mais altas do mundo

Em sua maioria, as dunas tem mais de duas centenas de metros de altura, consideradas as mais altas do mundo. A “Duna Sete”, que tem 388 metros de altura, é considerada a maior delas.

Névoa oceânica

O vento forte transporta névoa do Oceano Atlântico pela manhã, o que torna uma marca deste deserto. O raro evento aumenta a chance de sobrevivência de animais, entre eles insetos como o Besouro Namibe (Stenocara gracilipes), que com a evolução de sua espécie, desenvolveu uma forma única de capturar água da névoa.

Deadvlei

Deadvlei é um local similar ao lado, que ganhou este nome por ser especialmente seco. As condições extremas impedem até mesmo de que aconteçam processos de decomposição normalmente ali.

Leia também: Último filme da trilogia “Para todos os garotos que já amei” estreia na Netflix

Dunas verdes

Pode parecer inacreditável, mas abaixo da superfície de algumas dunas há água corrente que formam rios subterrâneos e faz surgir uma vegetação fresca, mantendo-as sempre verde. Dando um toque na surpreendente mistura de cores presentes na paisagem

Curvas e sombras dramáticas

Um grande atrativo aos fotógrafos, há horários em que a luz revela curvas e sombras estonteantes.

 

20 mamães gatas orgulhosas de seus lindos filhotes
‘Porcos gamers’: Cientistas ensinam porcos a jogarem videogame com focinho
Homem é morto pelo seu próprio galo de rinha na Índia
Ovelha selvagem junta 35kg de lã após viver 5 anos em bosque da Austrália