15 Curiosidades sobre a Noruega

A Noruega é um país conhecido por sua exuberante beleza natural e forma de vida, se tornando um sonho na vida de todos turistas ao redor do mundo, listamos algumas das curiosidades sobre o país para aumentar ainda mais a sua vontade de conhecer a Noruega pessoalmente.

Vamos as curiosidades :

1-  Noruega em norueguês significa “Caminho para o Norte”. O que faz sentido, já que o país está localizado bem próximo do Círculo Polar Ártico, região norte do planeta.

2- Na Noruega você pode beber água da torneira ou da pia em qualquer lugar, pois a água é de alto teor de pureza e com baixo teor mineral e sódio, ou seja muito leve e limpa. Uma das águas mais puras do mundo!

3– Aos domingos dificilmente você encontrará alguma loja, mercado ou farmácia abertos. E aos sábados os shoppings fecham normalmente as 18:00. Por isso é importante planejar suas compras durante a semana. Aproveite o domingo para passear ao ar livre. Tem sempre atividades interessantes, mesmo no inverno.

4- A venda de cervejas no mercados tem horários limitados,  só é permitida de 2ª a 6ª até as 20:00, aos sábados somente até as 18hs, e domingos é proibido. Demais bebidas, como vinho e destilados são vendidas apenas nas lojas de monopólio do governo, chamada Vinmonopolet, os horários de funcionamento são de 2ª a 6ª até 18:00 e aos sábados até as 15:00.

5-  A cidade mais chuvosa da Europa fica na Noruega , a belíssima cidade de Bergen, com uma média de 250 dias de chuva por ano. Por isso é bom ter uma capa ou casaco a prova d’água,quando for visitar a cidade.

6- O preço do combustível está entre os mais altos do mundo, mesmo a Noruega sendo referência na aérea do Petróleo. É uma forma de incentiva o uso de transporte público, que aliás, é super funcional.

7- O queijo mais popular da Noruega é feito de leite de cabra e tem um gosto adocicado e uma cor escura.

8- Os noruegueses só vão ao médico em caso de real necessidade. As farmácias não vendem remédios sem receita médica, apenas alguns poucos como paracetamol. A receita médica é online, ou seja, quando você vai ao médico e ele te receita algo, você só precisa ir a farmácia e dar seu número de identificação pessoal e pronto, sua receita está lá bonitinha te esperando.

9- A língua oficial da Noruega é o norueguês mas existem também vários dialetos em diferentes regiões do país. O bokmål é a linguagem mais falada, mas cada região tem seu dialeto específico.

10- A caça e consumo de carne de baleia é permitida no país. Estima-se que 600 baleias são mortas por ano para o consumo humano. Se você for a um restaurante japonês é possível comer um sushi de baleia por exemplo. Outras carnes exóticas para nós mas comuns na Norueuga são as carnes de alce, rena e  veado.

11- A Noruega é o país com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo.

12- A licença maternidade é de até 1 ano para a mãe e de 3 meses para os pais. Por isso é muito comum ver pais passeando com os carrinhos de bebê durante a semana pelas ruas;

13- O horário de trabalho durante o inverno é de 08:00 as 16:00. Já no verão a jornada de trabalho é de 08:00 as 15:00, uma medida para que as pessoas possam aproveitar melhor esta época do ano.

14- Os impostos pagos na Noruega são um dos mais altos do mundo. Contudo o país conta com um sistema de transporte público extremamente eficiente e pontual. As escolas são públicas e abrigam alunos de diferentes classes sociais, o filho do príncipe estuda na mesma escola do que o filho do eletricista. Sem falar nos hospitais públicos  que oferecem um ótimo atendimento.

15- Para finalizar os fiordes da Noruega são conhecidos por serem uma das paisagens mais impressionantes do mundo. Um lugar que com certeza merece uma visita!

Matéria adaptada de Viajar pela Europa pela equipe Solitary Δ.

Conheça Presley, o Scooby-Doo da vida real e que tem medo de tudo
25 fotos engraçadas de cachorros implorando por comida em que você não consegue dizer não
Cadela trapaceira foge de casa e finge ser abandonada para conseguir hambúrgueres
Dono abandona Lulu da Pomerânia de cinco meses por ser ‘muito grande’, e se arrepende amargamente